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Sore o autor
sábado, 24 de outubro de 2015
Grandes Máquinas Que Impressionaram O Mundo: O Concorde
Postagem Muito Especial
Esse post dá início a uma série de postagens que pretendo fazer sobre ciência na prática, pois sempre acreditei, desde os primórdios da minha jornada como extremo e humilde curioso pela ciência exata, que devemos tirá-la do papel, dar exemplos vivos ao aluno, fazendo com que ele sinta-se bem ao aprender aquilo que geralmente considera difícil ou impossível. Esse, aliás, é um dos principais objetivos do projeto 314. Pensei, desde o início, em facilitar o modo como os alunos e as pessoas vêem o mundo. Agradecido por 6000 visualizações em menos de dois meses, dou início à série grandes feitos do homem na ciência.
Rodrigo Barbosa
25/10/2015
História do Concorde
No final da década de 50 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Sendo que cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 60, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de Novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.
No início do projeto, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, alem de Air France, Pan Am e BOAC (que futuramente se tornou a British Airways), que eram as companhias lançadoras do projeto do Concorde, faziam parte desta lista companhias como: Japan Airlines, Lufthansa, American Airlines, Qantas, TWA, etc. Havia conversas até mesmo com a Panair do Brasil.
A construção das duas primeiras aeronaves protótipos começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Toulouse enquanto que o Concorde 002 foi construído pela BAC em Filton. O Concorde 001 decolou para seu primeiro vôo de teste em 2 de março de 1969, sendo que o primeiro vôo supersônico foi realizado no dia 1º de outubro do mesmo ano.
Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de vôos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes vôos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 70 aeronaves.
Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 70, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e problemas ambientais como ruído e poluição. No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde.
Um Concorde da British Airways, no Aeroporto Internacional de Londres Heathrow.Ambas as companhias européias realizaram uma série de vôos testes e vôos de demonstração ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes vôos foram estabelecidos alguns recordes aeronáuticos que ainda hoje não foram superados. No total, foram realizadas 5 335 horas de vôo com os 3 modelos do Concorde, o protótipo, o modelo de pré-produção e o modelo final de produção. No total, foram realizadas cerca de 2 000 horas de testes em vôo supersônico. Estes números são 4 vezes maiores do que qualquer outra aeronave subsônica de tamanho semelhante.
A construção das duas primeiras aeronaves protótipos começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Toulouse enquanto que o Concorde 002 foi construído pela BAC em Filton. O Concorde 001 decolou para seu primeiro vôo de teste em 2 de março de 1969, sendo que o primeiro vôo supersônico foi realizado no dia 1º de outubro do mesmo ano.
Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de vôos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes vôos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 70 aeronaves.
Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 70, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e problemas ambientais como ruído e poluição. No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde.
Um Concorde da British Airways, no Aeroporto Internacional de Londres Heathrow.Ambas as companhias européias realizaram uma série de vôos testes e vôos de demonstração ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes vôos foram estabelecidos alguns recordes aeronáuticos que ainda hoje não foram superados. No total, foram realizadas 5 335 horas de vôo com os 3 modelos do Concorde, o protótipo, o modelo de pré-produção e o modelo final de produção. No total, foram realizadas cerca de 2 000 horas de testes em vôo supersônico. Estes números são 4 vezes maiores do que qualquer outra aeronave subsônica de tamanho semelhante.
Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus vôos comerciais, com um vôo ligando Paris ao Rio de Janeiro. Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou à Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava à Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.
O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Caracas, Santa Maria, Dakar, Bahrain, Cingapura, Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica. Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France acidentou-se causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.
Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os vôos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os vôos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os vôos em 24 de outubro de 2003.
Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava à Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.
O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Caracas, Santa Maria, Dakar, Bahrain, Cingapura, Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica. Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France acidentou-se causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.
Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os vôos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os vôos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os vôos em 24 de outubro de 2003.
Dados Técnicos
Dimensões do Concorde
Comprimento: 61,65 m
Envergadura: 25,6 m
Altura: 12,2 m
Lugares: 110 poltronas
Peso do Concorde
Peso Básico Operacional: 78.700 kg
Peso Maximo Zero Combustível: 92.080 kg
Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
Peso Maximo de Decolagem: 185.000 kg
Peso Maximo de Pouso: 111.130 kg
Performance do Concorde
Velocidade Máxima de Operação: Mach 2.04
Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2.00
Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés
Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no vôo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)
Motor do Concorde
Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610
Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)
Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora aprox 1.300 litros/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora, aprox 39.900 litros/hora.
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora aprox.59.750 litros/hora
Comprimento: 61,65 m
Envergadura: 25,6 m
Altura: 12,2 m
Lugares: 110 poltronas
Peso do Concorde
Peso Básico Operacional: 78.700 kg
Peso Maximo Zero Combustível: 92.080 kg
Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
Peso Maximo de Decolagem: 185.000 kg
Peso Maximo de Pouso: 111.130 kg
Performance do Concorde
Velocidade Máxima de Operação: Mach 2.04
Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2.00
Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés
Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no vôo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)
Motor do Concorde
Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610
Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)
Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora aprox 1.300 litros/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora, aprox 39.900 litros/hora.
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora aprox.59.750 litros/hora
25 curiosidades sobre o Concorde
1 – O Concorde, foi um projeto conjunto dos governos do Reino Unido e da França, iniciado em 1965. O supersônico havia realizado seu primeiro vôo de prova no dia 2 de março de 1969.
2 – No início de seu revolucionário projeto, muitas companhias aéreas demonstraram interesse na aeronave e o Concorde teve mais de 100 pedidos, porém com a crise do petróleo nos anos 70 todos foram cancelados;
3 – Somente as companhias aéreas British Airways e Air France operaram com os Concordes;
4 – Foram produzidas 20 unidades do Concorde, seis unidades foram para testes, e as outras 14 foram divididas entre British Airways e Air France;
5 – O Concorde ficou 27 anos em operação;
6 – Permaneceu 24 anos sem acidentes – o único acidente fatal ocorreu no ano de 2000, em Paris, por vazamento de óleo de outra aeronave na pista do aeroporto Charles De Gaulle;
7 – Seus vôos comerciais tiveram início em janeiro de 1976 e se encerraram em outubro de 2003;
8 – Seu vôo comercial inicial ligava Paris ao Rio de Janeiro, com uma escala em Dakar e durava 5 horas e meia.
9 – Atingia a velocidade Mach 2 – 2500km/h ou duas vezes a velocidade do som;
10 – Voava mais rápido que o movimento de rotação da Terra, que é de 1666km/h;
11 – O Concorde gastava uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Atlântico, o que fazia o seu custo operacional ser extremamente alto;
12 – Foi considerado símbolo da aviação comercial;
13 – Até o ano de 2001 o Concorde dava lucro às companhias aéreas, porem após os atentados no WTC (World Trade Center, em Nova York) a demanda por vôos intercontinentais diminuiu e seus vôos não eram mais rentáveis;
14 – O Concorde tinha janelas pequenas, poltronas estreitas e somente 110 lugares para passageiros;
15 – Quando atingia a altitude máxima, de 60mil pés ou 18km, era possível ver a curvatura da Terra;
16 – Em 19 de Dezembro de 1985, a aeronave realizou um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 (Jumbo) da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou a Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
17 – Devido a grande altitude atingida, turbulências eram raridades durante um vôo no Concorde;
18 – Foi considerada a aeronave mais bela já construída, com design inovador;
19 – O concorde era pintado de branco para reduzir o imenso calor externo gerado com o atrito com o ar;
20 – Com as cinco horas de diferença do fuso horário, passageiros chegavam em Nova York mais cedo do que haviam deixado Londres. O Concorde realizava o trajeto em três horas e meia!
21 – Dez mil dólares era o preço de uma passagem nos trajetos Londres – Nova York ou Paris – Nova York;
22 – Celebridades e executivos eram os passageiros mais freqüentes nos Concordes;
23 – O Cantor Phil Collins cantou em dois concertos no mesmo dia no Live Aid de 1985, em Londres – Inglaterra e na Filadélfia – Estados Unidos. Só conseguiu essa façanha por voar em um Concorde;
24 – Como o Concorde voava tão alto, não havia problemas de congestionamento nas suas rotas;
25 – Sua pequena frota transportou cerca de 3,7 milhões de passageiros;
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